Como usar o FGTS para comprar um imóvel?

Você está pensando em usar o FGTS para comprar um imóvel? Veja o que você precisa fazer para conseguir utilizar o benefício na compra do apê.



Se você está planejando investir na aquisição de uma casa ou apartamento próprio, mas não tem o valor suficiente para dar de entrada, sabia que você pode usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço? Aliás, devido ao baixo rendimento do fundo, é recomendável usar o FGTS para comprar imóvel sempre que puder.

Sacar o FGTS pode não ser tão simples, pois você precisa obedecer a vários pré-requisitos. O nosso objetivo com este artigo é mostrar as vantagens dessa estratégia, quem pode sacar, quando isso será possível e, claro, como fazer isso na prática.

Afinal, o que é o FGTS?

Como vimos na introdução, a sigla FGTS quer dizer Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. É uma contribuição obrigatória para todos os trabalhadores contratados no modelo de CLT no Brasil, equivalente a 8% do valor do salário pago ou devido. Pouca gente sabe, mas até mesmo em contratações de menores aprendizes, há uma alíquota de 2%.

Os valores devem ser depositados automaticamente na Caixa Econômica Federal, em uma conta que é aberta junto ao contrato de trabalho. O seu objetivo primordial é o de trazer proteção para profissionais demitidos sem justa causa, mas ele também pode ser sacado em caso de algumas doenças graves ou para a aquisição de imóveis, sob certas condições.

Como é feito o saque do Fundo de Garantia?

Agora que você já entendeu o conceito do FGTS, é interessante descobrir como funciona o saque do Fundo de Garantia, pois ele pode trazer alívio para suas finanças ou novas possibilidades em diversas situações. No caso do mercado imobiliário, o trâmite costuma ser mais simples, sobretudo quando feito por meio de sólidas instituições.

Quando o trabalhador desejar sacar o saldo da sua conta para comprar um imóvel, ele deve comunicar isso ao agente financeiro, ou seja, o banco ou financeira de sua escolha. A empresa comunicará à Caixa e, quando as exigências forem atendidas e a autorização concedida, o dinheiro é repassado diretamente para a conta do vendedor da propriedade.

Quais as vantagens de usar o FGTS na compra de imóveis?

Se você tem pressa em investir no imóvel, mas não tem o valor necessário para dar entrada no financiamento, o saldo deve ajudar você a alcançar esse objetivo mais rapidamente. Assim, você não perde a chance de investir quando ela surgir.

Utilizar o benefício também é importante para reduzir o valor que será financiado pelo banco. Ou seja, você reduz o número de parcelas, o valor das prestações mensais e, o melhor de tudo, paga menos juros no processo. Se o valor for superior ao mínimo exigido em uma entrada, por exemplo, você consegue negociar taxas mais reduzidas.

Quem pode usar o FGTS para conquistar um imóvel?

Qualquer pessoa que tenha trabalhado por um período mínimo de três anos acumulados com carteira assinada, contribuindo regularmente com o fundo, pode ter acesso.

Esse período não precisa ser contínuo e, mesmo que tenha ficado alguns meses ou anos sem trabalhar, poderá ter acesso pelo tempo de contribuição somado. Os depósitos também não precisam ter sido todos realizados pela mesma empresa.

Mas não é só isso: para usar o FGTS você não pode ter outro financiamento em aberto, independentemente da localização do imóvel no País, não pode ser proprietário de outro imóvel no município onde mora e/ou trabalha e deve ser o titular (dono) legítimo do imóvel que será financiado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como a Decoração Pode Valorizar Seu Imóvel: Dicas Essenciais para Proprietários

Tendências do Financiamento Imobiliário em 2024: O Que Esperar?