Como funciona o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida?

 





Como funciona o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida?


 Saiba como participar, quais são os requisitos e taxas de juros. Entenda também como o controle financeiro é a peça chave para que você consiga se planejar para comprar a tão sonhada casa própria.

Quem nunca sonhou com ter a casa própria? É exatamente esta a proposta do programa Minha Casa, Minha Vida criado pelo governo federal em 2009. O projeto tem como objetivo facilitar a compra de imóveis - tanto em cidades como na zona rural - pela população de baixa renda no país.

 De acordo com o Governo Federal, somente nos primeiros quatros anos de projeto, foram entregues mais de 1 milhão de moradias para os contemplados. Este número é bem expressivo e nos mostra o impacto que ações como esta tem em um país grande como o nosso. O projeto passou por algumas reformas ao longo dos anos, tendo como seu substituto o Minha Casa Verde e Amarela.

Depois destas remodelações, o programa Minha Casa, Minha Vida retornou em 2023 e a rodada de financiamentos já se iniciou. Pensando nisso, preparamos este artigo para te ajudar a entender mais sobre o programa, como funciona, os requisitos para participar, e é claro, como se planejar financeiramente para ter a tão sonhada casa própria!

 

Afinal, o que é Minha Casa, Minha Vida?

 

Como dissemos anteriormente, o “Minha Casa, Minha Vida” é um programa habitacional criado pelo governo federal, a fim de ajudar famílias carentes a ter acesso à casa própria. Toda a tramitação do projeto se dá através de investimentos feitos com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e as famílias participantes precisam preencher diversos requisitos que apresentaremos no próximo tópico.

 

Feito através da Caixa Econômica Federal, há quatro fases a serem seguidas:

 

Primeiro, se preencher todos os requisitos, você deve fazer uma simulação de financiamento;

Feito a Simulação, é necessário que você leve toda a documentação até uma agência ou correspondente da Caixa Econômica Federal;

A partir da entrega dos documentos, é feita uma avaliação tanto do valor a ser financiado, quanto do imóvel desejado;

Se aprovado, você poderá assinar o contrato e pronto!

 

Quais são os requisitos e taxa de juros do Minha Casa, Minha Vida?


Com a atualização proposta pelo Governo neste ano, famílias que residem em cidades, precisam ter renda bruta de até R$ 8.000,00 para poderem participar do programa. Para além disto, o valor máximo do imóvel a ser adquirido precisa ser de R$ 264.000,00 e o prazo para pagamento é 35 anos.

 

Já a taxa de juros é contabilizada a partir de faixas de valores referentes à renda bruta mensal familiar. Tem-se então:

 

 Faixa 1: Renda bruta mensal de até R$ 2.400,00 - Taxa de Juros nominal a 4,25% a.a.

Faixa 2: Renda bruta mensal de R$ 2.400,01 até R$ 3.000.00 - Taxa de Juros nominal até 4,75% a.a.

Faixa 3: Renda bruta mensal de R$ 3.000,01 até R$ 3.700.00 - Taxa de Juros nominal até 6% a.a.

Faixa 4: Renda bruta mensal de R$ 3.700,01 até R$ 4.400.00 - Taxa de Juros nominal até 6,5% a.a.

Faixa 5: Renda bruta mensal de R$ 4.400,01 até R$ 8.000.00 - Taxa de Juros nominal até 7,66% a.a.

 

Lembrando que no próprio site da Caixa Econômica Federal, tem todos os dados necessários sobre o programa Minha Casa, Minha Vida. Bem como listagem de documentos, direitos e deveres e boas práticas para participar.

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como a Decoração Pode Valorizar Seu Imóvel: Dicas Essenciais para Proprietários

Entendendo o Funcionamento do Financiamento Imobiliário: O Guia Completo