O que é qualidade de vida?

A qualidade de vida é muito almejada, mas parece difícil de conquistar. Será mesmo? Aprenda a seguir os segredos para alcançá-la.

Qualidade de vida é um assunto recorrente e a grande resposta para muitas perguntas sobre viver bem. Uma olhada rápida na internet define o termo: é a maneira como percebemos nossa vida diante da rotina que precisamos administrar, ou seja, como está o nosso bem-estar físico, mental, psicológico, emocional e espiritual, bem como nossos relacionamentos, saúde, educação e moradia, diante dos desafios diários dos quais não podemos escapar.

Defina suas Prioridades

Como a qualidade de vida é uma questão de percepção individual, o primeiro passo é refletir sobre as coisas essenciais para a sua vida. Não tem resposta certa ou errada, mas a sugestão é pegar um pedaço de papel e escrever tudo que realmente importa para você.

Algumas frentes que podem surgir são: 

  • Moradia
  • Trabalho
  • Saúde
  • Bem-Estar Físico
  • Família
  • Saúde Mental
  • Relacionamentos
  • Estudos

Após desenhar suas prioridades, tente definir quais são mais e menos importantes. Para isso, considere o que você mais precisa e menos precisa em um dia comum. Por exemplo: se o seu trabalho é distante da sua casa e você se sente estressada com as horas de deslocamento, uma moradia mais próxima do seu emprego, ou um trabalho mais perto de casa, são uma prioridade para que você tenha qualidade de vida hoje.

Veja o que é possível e vá em busca

Se você já sabe o que precisa mudar, é hora de planejar como você pode melhorar esse aspecto da sua vida. Para tornar esse passo mais visual, vamos dar um exemplo prático:

E por onde começar? Pelas perguntas, é claro. 


O que é morar bem?

Morar bem é o que traz mais conforto, qualidade e praticidade para a sua vida, sempre zelando pela segurança e por um bairro que tenha a infraestrutura que facilita o seu dia a dia. Alguns aspectos que o seu olhar deve ser exponencialmente atento:

Conforto

Observe detalhes como área do imóvel, quantidade de banheiros, ventilação e até mesmo o conforto térmico. O tamanho da moradia precisa abrigar bem todos os membros da família, incluindo o pet Igualmente importante é a decoração, que acrescenta aconchego, identificação e estilo, aumentando o conforto físico e psíquico para você usufruir do ambiente. 

Se você trabalha no estilo home office ou híbrido, analise bem a disposição dos cômodos da casa, a luz, o silêncio e os ruídos externos. 

Contato com a natureza

Moradias cercadas de verde,  são elementos significativos na percepção da qualidade de vida. O corpo tira vantagem desse contato: o ar mais puro e a atmosfera mais úmida permitem que a gente respire melhor, e não há nada como a sensação de um pé descalço na grama em um dia de primavera para refrescar as ansiedades.

A mente fica mais calma com o canto dos pássaros, o barulho das folhas ao vento e a vista exuberante e cheia de vida. Acordar com essa paz contemplativa ajuda a enfrentar o dia com mais serenidade e eficiência, por mais atribulado e estressante que ele seja. E, é claro, as são muito beneficiadas por esse contato com a natureza.   

Localização e Mobilidade

Eis o motivo-chefe do nosso exemplo: a moradia deve ficar perto do trabalho. Um grande diferencial é ter acesso facilitado à infraestrutura de transporte urbano, como metrô, trem, ônibus, ciclo faixas e vias de acesso importantes para quem prefere dirigir. O importante aqui é priorizar a economia de tempo, o bem mais precioso do mundo moderno.

Por conveniência, é bom avaliar a proximidade com comércios e serviços essenciais. Assim, você não precisa recorrer ao carro para resolver várias coisas, adicionando praticidade e comodidade à sua rotina. 

  • Padaria
  • Mercado
  • Farmácia
  • Escola
  • Academia

Segurança

Conhecer o bairro antes de escolher o imóvel é muito importante para avaliar também a segurança da região. Poder ir a pé até a padaria sem medo de assalto no trajeto é algo que deve ser levado em consideração. Não adianta ter uma moradia incrível e acabar refém dentro dela, não é mesmo? E mais: bairros seguros valorizam o imóvel.

Confira a seguir uma lista dos pontos principais de segurança no bairro.

  • Visite o bairro de dia e à noite
  • Converse com vizinhos e moradores do condomínio
  • Observe os tipos de comércio da região e se funcionam à noite
  • Repare se a iluminação noturna das ruas do entorno é satisfatória

Se você escolher por um prédio ou condomínio, repare na instalação das câmeras de segurança, tanto dentro do condomínio, como na parte externa. A guarita deve oferecer proteção para que o porteiro não seja ameaçado por pessoas de fora. Por fim, a equipe do condomínio precisa ser capacitada para atender às normas de segurança e saberem como agir em situações de perigo.

A situação acima era hipotética, mas imitava os dilemas da vida real. A ideia é te ajudar a visualizar todo o universo de possibilidades e de dúvidas que a busca por uma mudança pode gerar.

O desafio parece gigante, porém, ele é apenas um ciclo que você irá transpor. Se prepare, tome todas as precauções, pesquise, pergunte, converse até ter certeza de que a sua decisão é a melhor escolha para que encontre a almejada tranquilidade depois de encarar essa reviravolta. 


fonte:tecnisa.com.br/blog/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como a Decoração Pode Valorizar Seu Imóvel: Dicas Essenciais para Proprietários

Tendências do Financiamento Imobiliário em 2024: O Que Esperar?